É a primeira acreditação para um hospital especializado em Gastroenterologia no Sul do Brasil

O Hospital Gastroclínica de Londrina é a primeira instituição especializada em Gastroenterologia Acreditada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) no sul do  Brasil. A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

A ONA usa uma metodologia reconhecida pela ISQUa (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde) e conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde em mais de 100 países. O objetivo da entidade é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.

A Acreditação do Hospital Gastroclínica foi feita pelo IBES ( Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), uma das  Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA. Durante a visita dos acreditadores foram avaliados requisitos do padrão ONA voltados para a segurança do paciente, sustentabilidade financeira, desenvolvimento de pessoas e melhoria contínua dos processos, sendo divididos em 12 seções do Manual, voltado desde a Liderança, RH, Administrativo, Farmácia, Recepção, Diagnostico, Centro Cirúrgico e Hotelaria.

Segurança do paciente

Dentre os itens avaliados no Hospital Gastroclínica destacam-se aqueles voltados para a segurança do paciente na realização de exames e cirurgias e as interfaces que ocorrem entre as áreas de enfermagem, farmácia e área médica, eixo central da avaliação. A parte administrativa e de apoio fica voltada para a rastreabilidade da informação, interação entre as áreas e melhorias contínuas.

A diretoria do hospital Gastroclínica é composta pelos médicos cirurgiões do aparelho digestivo, doutores Milton Ogawa, Sérgio Hirata e Ricardo Nakamura. “A  busca da excelência é uma meta constante entre toda a equipe. Trabalhamos  um corpo clínico multidisciplinar, com 23 profissionais médicos, além de uma equipe de 48 colaboradores altamente comprometidos com a qualidade dos serviços oferecidos”, ressalta Ricardo Nakamura.

Segundo Milton Ogawa, a Acreditação ONA aumenta ainda mais a credibilidade do Hospital Gastroclínica. “Essa Acreditação comprova os processos que adotamos para a segurança de todos os nossos pacientes. Hoje temos rastreabilidade de todos os processos de atendimento como por exemplo os medicamentos utilizados com cada paciente”, explica Ogawa.

Para Sérgio Hirata a Acreditação da ONA também é um importante  suporte para os médicos. “Para a nossa equipe é uma conquista que foi obtida  através do empenho profissional de todos e pela implantação de processos que contribuem tanto para a  segurança do paciente como dos profissionais. Todos se empenharam muito para obtermos  a Acreditação da ONA”, salienta o diretor.

O processo de Acreditação da ONA tem validade de dois anos, com visitas periódicas a cada oito meses.

O Corpo Clínico

O hospital Gastroclínica realiza por mês uma média de 1.200 exames , 2.500 consultas e 90 cirurgias. Seu corpo clínico é especializado, sendo  composto por uma equipe multidisciplinar  tendo a frente os médicos: Milton Ogawa,  Issamu Onishi, Sérgio Hirata, Ricardo Nakamura, Cacilda Nakamura, Clovis Massato Kuwahara, Henrique  Niekawa, Leonardo Oba, Marco Antonio Buges, Marcela Paula Ferraz, Patrícia Mayumi Kurihara, Luciano Freiberger, Cézar Manabu Sato, Aline Aparecida Navarro,  Anselmo Nunes Duarte,, Anna Carolina Martins Duarte, Graziele Pellizzetti, Gabriel Jorge Antunes (residente), Henrique Niekawa, Lincoln Miyahira, Leonardo Oba, Leandro Cavalcante Barros, Luciano Freiberger, Marco Antonio Buges, Marcela Paula Ferraz, Mariana Nantes Rocha, Marison Koji Uratani, Patrícia Kurihara, Ricardo Capello Papi ( residente) , Rodolfo Yazu Hascimoto e as profissionais Mariana Nantes (nutricionista) e Grazielle Pellizzeti (psicóloga).

O hospital Gastoclínica se localiza na rua Martin Luther King, 740, Lago Parque, fone (43) 3372-0055  Londrina , Paraná.

 

Fotos: Flávio Menolli

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *