Muito necessário no dia a dia da cardiologia, o ecocardiograma é um dos exames que mais oferece informações para o diagnóstico e acompanhamento das mais diversas doenças que acometem o coração, como insuficiência cardíaca (coração grande e fraco), sopro, sequelas de infarto e anomalias congênitas. Também é recomendado para avaliar sintomas como falta de ar, cansaço, inchaço e aumento da pressão arterial, além de necessário para indicar cirurgias cardíacas e acompanhar a evolução do coração no pós-operatório.

Justamente por ser tão frequente e tão necessário na vida dos cardiologistas e seus pacientes, existe um trabalho diário com o ecocardiograma, principalmente para a elaboração dos laudos, que exige um tempo de dedicação dos médicos – em média 15 minutos por laudo elaborado, fora as dificuldades de integração com o cadastro dos pacientes: tudo feito de forma manual.

Para auxiliar o dia a dia da cardiologia, a startup EcoCloud (uma spin off da Timo Tecnologia, de Londrina-PR) criou uma plataforma que permite a criação e emissão de laudos em aproximadamente dois minutos – reduzindo em até sete vezes o tempo de espera por resultados do ecocardiograma. A plataforma é dinâmica e possui recursos avançados que realizam o trabalho para o médico. Tudo fica disponível para pacientes e equipe on ou offline, facilitando a troca e o acesso de informações.

A ideia surgiu a partir de um dos sócios que é cardiologista e identificou a necessidade de otimizar o processo. “Como não havia nada parecido no mercado, nós criamos. O que não imaginávamos é que teria uma adesão tão grande por parte dos médicos. Alguns deles relatam que antes de usar o sistema, chegavam a elaborar os laudos em suas casas, após o trabalho, pois não dava tempo durante o dia. Eles destacam principalmente a economia de tempo e o nível de customização da plataforma conforme suas necessidades”, explica o gerente de projetos, Renato Toshio Kuroe.

A solução está disponível há aproximadamente dois anos no mercado e vem sendo usada por hospitais, clínicas e consultórios em todo país. Mais informações sobre a solução em www.ecocloud.com.br.

 

Hospitalar 2018

A EcoCloud é uma das marcas que integraram o estande Polo da Saúde de Londrina na Hospitalar 2018, maior feira do setor da saúde da América Latina.  Ao todo, 11 empresas representaram Londrina e Região, expondo seus produtos e serviços durante o evento, entre os dias 22 e 25 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O Polo da Saúde de Londrina-PR é um projeto que se destaca pelo envolvimento de diversas entidades, empresas, indústrias e instituições, que promovem ações em prol do desenvolvimento do setor da saúde em Londrina e Região. O polo é hoje referência no Paraná e segue agora para uma nova fase, focada em inovação, visando o futuro e o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, pesquisas, modelos de negócio inovadores e conhecimento, tanto em produtos como em serviços da saúde. Destacam-se as recentes parcerias com Ministério da Saúde e ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), para a criação de Centros de Pesquisa, Prototipagem, Tecnologia e Inovação, além de instituições de ensino superior, incubadoras de empresas, institutos de inovação e hospitais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *