Os produtos para a área da saúde exigem, por parte de seus fabricantes, o atendimento a diversas normas de diferentes órgãos reguladores, como a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Apesar de uma série de regulamentações, ainda assim, é um dos setores que mais cresce em soluções tecnológicas no Brasil e no mundo. O mercado global de saúde tem um crescimento anual de 6% e estima-se que em 2030 este mercado será de 15 trilhões de euros, segundo estudo recente sobre a economia da saúde mundial.

Pensando no potencial deste mercado, a empresa PZL Saúde, de Londrina-PR, famosa pela produção de equipamentos para análise do leite, começou a observar a área da saúde e a pensar como sua expertise em tecnologia poderia ser convertida para atender o setor. A empresa foi a pioneira, na América Latina, no desenvolvimento de Crioscópios Eletrônicos, equipamentos de alta precisão para medição de crioscopia (ponto de congelamento) do leite e para identificação de fraudes com água adicionada.

Aproveitando-se, então, de seu conhecimento em tecnologias para análise e congelamento, a PZL Saúde trouxe soluções para a área da saúde, atendendo mais especificamente a área de Angiologia e Cirurgia Vascular. Dentre os equipamentos para a área da saúde destacam-se os Fleboscópios (nas versões portátil e de bancada), que auxiliam na visualização de micro varizes, facilitando o mapeamento e garantindo eficácia desde o planejamento inicial do procedimento a ser realizado pelo profissional vascular; e a Cryojet, equipamento de resfriamento de soluções a temperaturas ultrabaixas, para serem usadas na crioescleretopia (tratamento para varizes) de forma menos dolorosa, uma vez que o resfriamento da solução gera uma sensação anestésica no paciente assim que é inserida no organismo.

O diferencial que fez com que a empresa crescesse e atingisse novos mercados a partir dos produtos da saúde foi justamente o know-how em alta tecnologia. “Hoje atendemos diversos estados do Brasil com nossos produtos e temos trabalhado também com inovação sob demanda. A área da saúde precisa de alta tecnologia e é um mercado repleto de possibilidades”, comenta a empresária Maria Tereza Piazzalunga.

 

Hospitalar 2018

A PLZ Saúde é uma das empresas que integraram o estande Polo da Saúde de Londrina na Hospitalar 2018, maior feira do setor da saúde da América Latina.  Ao todo, 11 empresas representaram Londrina e Região, expondo seus produtos e serviços durante o evento, entre os dias 22 e 25 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O Polo da Saúde de Londrina-PR é um projeto que se destaca pelo envolvimento de diversas entidades, empresas, indústrias e instituições, que promovem ações em prol do desenvolvimento do setor da saúde em Londrina e Região. O polo é hoje referência no Paraná e segue agora para uma nova fase, focada em inovação, visando o futuro e o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, pesquisas, modelos de negócio inovadores e conhecimento, tanto em produtos como em serviços da saúde. Destacam-se as recentes parcerias com Ministério da Saúde e ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), para a criação de Centros de Pesquisa, Prototipagem, Tecnologia e Inovação, além de instituições de ensino superior, incubadoras de empresas, institutos de inovação e hospitais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *