A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), lançou o questionário do Plano Diretor Digital, uma ferramenta que busca motivar a participação da população e ampliar a divulgação do Plano Diretor. O questionário pode ser acessado no Portal do IPPUL, através do link http://ippul.londrina.pr.gov.br/plano_diretor_digital.
O presidente do IPPUL, Roberto Alves Lima Junior, contou que o questionário foi elaborado a partir das informações levantadas com a população nos 10 encontros do Ciclo de Debates sobre a revisão do Plano Diretor Municipal de Londrina, realizados em março e abril de 2018. Ele ficará aberto à comunidade para respostas até dia 15 de maio.Junior ressaltou que durante os fóruns de participação, foram apresentadas e debatidas as demandas da comunidade relacionadas à Estrutura Urbana e Rural, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Sustentável e Atendimento Social, entre outros assuntos que contribuem diretamente para melhoria da qualidade de vida nas regiões rural e urbana. “A partir dessas informações, foi realizada uma síntese dos principais itens que por sua vez geraram o questionário”, frisou.

O presidente do IPPUL disse ainda que por tratar-se de um processo participativo espera contar com a colaboração de muitas pessoas. “Além da leitura técnica, a leitura comunitária é fundamental. Por isso estamos utilizando essa ferramenta, para ampliar o alcance das informações, divulgar o trabalho do Plano Diretor Municipal e consultar a comunidade sobre a realidade da cidade”, explicou.

Debates – O Ciclo de Debates faz parte da segunda fase da revisão do Plano Diretor Municipal de Londrina. Foram realizados 10 encontros que contemplaram todas as regiões da área urbana de Londrina, além de distritos e patrimônios rurais. Durante as reuniões, os moradores de cada região tiveram a oportunidade de participar dos debates, se posicionar diante da Prefeitura e contribuir para a sequência do processo de construção de um diagnóstico sobre a realidade de cada área de Londrina, que é o objetivo central da segunda etapa da revisão do Plano Diretor.

Antes das reuniões, foi discutida a proposta metodológica, que irá nortear o processo de revisão. Após receber as sugestões da comunidade relacionadas a alterações ou itens a serem adicionados, será feito um processo de construção do diagnóstico. Haverá, ainda, um terceiro momento para organizar as propostas e diretrizes do Plano Diretor, até que este seja totalmente concluído com a formalização do projeto de lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *