Londrina é sede do 5º Núcleo da Rede Nacional de Produtividade e Inovação da ABDI, em que um dos principais focos será a saúde 

Na última sexta-feira (27), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) inaugurou na cidade de Londrina, no norte do Paraná, um núcleo da Rede Nacional de Produtividade e Inovação (Renapi). O acordo de cooperação foi assinado pelo diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Miguel Nery, pelo prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Reinaldo Ribeirete, e pelo deputado federal, Alex Canziani (PTB-PR). O presidente do grupo SALUS, João Claudio Santilli, também estava presente, representando as instituições e entidades do Setor da saúde.

A Renapi vai ajudar na atração de indústrias e no desenvolvimento das que já existem em Londrina e Região. As áreas mapeadas pela ABDI para investimento em um primeiro momento são de saúde, tecnologia da informação e comunicação (TIC) e agroindustrial. O diretor da ABDI, Miguel Nery, explica que a cidade foi escolhida para a instalação pelo ecossistema de indústrias. “Londrina já tem um grande número de empresas, existem arranjos produtivos locais das mais diversas áreas. Inauguramos uma importante frente de inovação.”

O prefeito Marcelo Belinati aponta que a vinda da Agência vai facilitar a atração de novas indústrias. “Estamos construindo Londrina para os próximos 30 anos. Quando uma empresa pensar em expandir para outras localidades do Brasil, ela vai pensar onde tem ABDI. Agora Londrina entra para este mapa, porque temos a Agência.”

Existem núcleos da Renapi em outras quatro cidades do Brasil: Recife/PE, Cacoal/RO, Sorriso/MT e São Paulo/SP. Depois da assinatura do acordo de cooperação, os participantes do evento assistiram a palestra “Transformação do território pelo empreendedorismo e inovação – o caso de Recife, Pernambuco”. Leonardo Guimarães, do Porto Digital, explicou como foi desenvolvido o projeto de inovação voltado para a tecnologia na cidade pernambucana. A Renapi em Londrina pretende, entre outros projetos, replicar experiências exitosas de Recife no município.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *