Grupo de Regulação para produtos da saúde será lançado na terça-feira, dia 14

Em 2017, o Sebrae, com o apoio do grupo Salus – Saúde Londrina União Setorial, irá promover ações em prol da cadeia da saúde de Londrina como um todo. A cadeia é formada por Hospitais, Clínicas, Laboratórios, Universidades, Empresas, Indústrias e Gestão Pública, englobando fornecedores, fabricantes, distribuidores, profissionais do setor e clientes. O objetivo é fortalecer o Polo de Saúde da cidade, que é hoje o segundo maior polo de saúde no Paraná.

Um dos pontos sensíveis da cadeia de saúde, apontado por meio de uma pesquisa do Grupo Salus, é a regulação dos produtos de saúde junto a órgãos responsáveis, em especial a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A fim de contribuir com a resolutividade das questões regulatórias, o Sebrae irá lançar, no próximo dia 14, o “Grupo de Regulação dos Produtos da Saúde”. O grupo tem o objetivo de promover a união e a interlocução das empresas que desenvolvem produtos relacionados ao setor, para que juntas possam discutir, promover e propor oportunidades de melhorias, desde regulações a outras normas e procedimentos.

De acordo com a consultora do Sebrae, Simone Milan Shavarski, a iniciativa deve gerar um impacto positivo para a cadeia da saúde como um todo. “O Sebrae entende que se ajudar as empresas, elas irão melhorar tanto individual como coletivamente. A cidade terá um salto na qualidade dos produtos, passando a desenvolvê-los da forma mais adequada possível e se consolidando cada vez mais como referência”, considera.

O presidente do Grupo Salus, João Santilli, também acredita que a iniciativa vem para fortalecer a o setor na cidade. “Nós, como Polo de Saúde, temos que buscar gerar riqueza para os negócios locais. E este grupo vem para isso, para gerar melhorias nos processos e consequentemente, um impacto positivo na produção e venda destes produtos. Quem ganha é Londrina”.

ATUAÇÃO DO GRUPO

O Grupo de Regulação dos Produtos da Saúde será moderado pelo Sebrae e deve reunir empresas de Londrina que desenvolvem produtos para o setor da saúde em geral. As reuniões do grupo serão mensais e também será proposta uma aproximação com a Anvisa e outros órgãos relacionados, para facilitar o processo de regulação.

Uma das empresas a integrar o grupo é a HS Technology, que possui produtos em áreas como podoposturologia, odontologia, cardiologia e soluções para a indústria em geral. O carro chefe da empresa é uma linha de equipamentos para a Podoposturologia, como confecção de palmilhas, análise de marcha, análise da pisada e avaliação postural do paciente. A empresa já atende todo o país com os produtos e também pretende expandir as oportunidades comerciais para o exterior.

Para o diretor administrativo da empresa, Tiago Luis Fidelis Pereira, o grupo será importante para as micro empresas que produzem para o setor. “A todo momento, surgem novas exigências e novas normas, que nós devemos nos adequar. Por isso o grupo será de extrema importância, pois também irá facilitar essa atualização das empresas”. Pereira também acredita que o grupo poderá contribuir com o esclarecimento de normas para comercialização em outros mercados, como a marcação CE, para produtos vendidos nos países da União Europeia. “Nós já estamos em vias de obter, e será com certeza uma contribuição a todos”, conclui.

 

Lançamento: Grupo de Regulação – Produtos da Saúde
Data: 14 de fevereiro, terça-feira
Local: Sebrae Londrina (Av. Santos Dumont, 1335)
Horário: 9h00

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *