(Reportagem completa com áudios disponível em: http://novo.paiquere.com.br/estagiarios-de-medicina-vao-integrar-sistema-de-saude-em-londrina/#.WFVEsVUrLIV)

Redação Paiquerê/Neto Almeida

Foto: Divulgação/UEL

 

O prefeito Alexandre Kireeff assinou, nesta quarta-feira (13), o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), instituído pelo Ministério da Saúde. A medida prevê organizar a participação dos estagiários de medicina em faculdades de Londrina a integrar ensino, serviços e comunidade no do Sistema Único de Saúde (SUS).

O contrato também foi assinado por representantes de instituições de curso técnico e superior, que possuem parceria com a rede municipal de saúde de Londrina na realização de estágios. Para Kireeff, o contrato organizará o serviço prestados pelos integrantes das Instituições de Ensino Superior dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Saúde, Gilberto Martin, espera otimizar o potencial dos futuros profissionais da saúde.

Como detalhe: A solenidade contou também com a apresentação do IV Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), recebido pela Secretaria Municipal de Saúde em duas modalidades.

Os projetos contemplados foram “Sistema Informatizado de Saúde de Londrina (SAUDEWEB)” e “Análise de Métodos Quantitativos de Cálculo de Previsão de Demanda para o Gerenciamento de Estoque e Medicamentos”.

Todos os anos, cerca de 6 mil estudantes de diversas áreas da saúde fazem estágio na rede municipal de saúde de Londrina, composta pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Maternidade Municipal, Pronto Atendimento 24 horas, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Adulto, Pronto Atendimento 12 horas, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Policlínica, Pronto Atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), CAPS Infantil e CAPS-AD (álcool e drogas), equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centrolab, Centrofarma, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), Vigilância em Saúde e serviço de Atenção Domiciliar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *