Evento organizado pelo Grupo Salus, parceiro do Sebrae/PR, nos dias 6 e 7 de maio, reúne especialistas e discute acreditação, uma ferramenta para melhorar a qualidade dos serviços na saúde privada

O Grupo Salus – Saúde Londrina União Setorial realiza em Londrina o IV Encontro Norte Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde, na Associação Médica de Londrina (AML), que fica na Rua Harry Prochet, nº 1.055, nos dias 6, a partir das 19 horas, e 7 de maio, das 8h30 às 16h30. O objetivo do evento é sensibilizar os profissionais do setor de saúde sobre a importância da qualidade e da certificação na prestação de serviços.

A acreditação é uma certificação voltada exclusivamente para a área da saúde, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e promove a implantação de um processo permanente de avaliação para melhorar a qualidade dos serviços médicos, laboratoriais e hospitalares. Simone Millan, consultora do Sebrae/PR, uma das entidades que participa da governança do Grupo Salus, destaca que o assunto tem sido tratado com prioridade para consolidar a imagem de Londrina como centro de referência em saúde na região norte do Paraná.

“O Grupo Salus acredita que a certificação é uma ferramenta de extrema importância para melhorar o desempenho das empresas de saúde. A cultura da qualidade deve fazer parte do cotidiano da comunidade médica. Nesse sentido, a certificação é o reconhecimento oficial de um trabalho focado na excelência e só valoriza a instituição e seus profissionais”, avalia Simone.

O IV Encontro Norte Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde é dirigido para médicos, profissionais da saúde, administradores, gestores de estabelecimentos do setor de saúde, proprietários de estabelecimentos de saúde e educadores. As palestras, mesas-redondas e apresentação de casesserão conduzidas por profissionais com grande experiência em acreditação. 

Programação

No dia 6 de maio, Helidéa Lima de Oliveira, diretora de Qualidade Assistencial da Rede D’Or São Luiz, profere a palestra “Efetividade e Eficiência Clínica”. A primeira mesa-redonda do evento será comandada por João Roberto Pazini e Renato Moreira Fernandes.

No dia 7 de maio, Gabriel Dalla Costa, gerente médico da Associação Hospitalar Moinhos de Vento de Porto Alegre, apresenta o case “Governança Clínica e Sustentabilidade: Experiência do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre”.

Rodrigo Hasegawa irá falar sobre a “Acreditação: Experiência do Hospital de Olhos de Londrina” e João Santilli preside a segunda mesa-redonda.

Maria do Carmo Paixão Rausch, especialista em Epidemiologia e Serviços de Saúde e Pediatria, ministra a palestra “Gestão de Serviços de Urgência”.

Fahd Haddad e o arquiteto Nelson Shietti Giacomo estarão à frente da última mesa-redonda do Encontro.

Inscrições

O valor da inscrição individual é R$100. As empresas que inscreverem dez participantes pagam R$ 60 para cada inscrição. Mais informações no telefone: (43) 3341-1055.

Acreditação no Brasil 

A acreditação tem um caráter educativo e voluntário, voltado para a melhoria contínua dos serviços prestados na área da saúde, sem finalidade de fiscalização ou controle.

O sistema brasileiro de acreditação é dividido em três estágios: nível 1, nível 2 e nível 3. O primeiro demonstra que a instituição apresenta requisitos básicos de qualidade assistencial e segurança para o paciente. O nível 2 caracteriza a adoção do planejamento na organização e, o último, comprova que a instituição está dentro dos padrões de excelência, utilizando indicadores para avaliação de resultados. Para conseguir o nível desejado, é necessário que todas as áreas da instituição tenham atingido o mesmo estágio.

Diferente de outras instituições de certificação, a acreditação da ONA não é focada apenas nos processos, mas na excelência da execução dos procedimentos. Para alcançá-la, a instituição deve apresentar uma integração harmônica entre todas as áreas – médica, tecnológica, administrativa, financeira e assistencial – e trabalhar continuamente para a sua manutenção.

Histórico

O Grupo Salus surgiu em 2011 e é resultado de uma iniciativa em parceria entre a Associação Médica de Londrina (AML) e o Sebrae/PR, que reuniu representantes das instituições de saúde locais. O objetivo do grupo é fortalecer o segmento de saúde privada em Londrina, transformando a região em um polo reconhecido pela excelência na área médica.

Com a vantagem de conhecer as carências das instituições assistenciais de saúde e a necessidade de informações do setor, o Grupo Salus promove discussões sobre temas que causem impacto na Gestão Estratégica em Saúde e na permanente qualificação e Gestão de Pessoas nessas instituições. A melhoria na qualidade dos serviços de saúde privada é um dos pilares da estratégia de negócios do Grupo Salus e, nesse contexto, a Acreditação Hospitalar tornou-se obrigatória.

Além da promoção de quatro encontros para debater a importância da Acreditação, o Grupo Salus está investindo na organização da Central de Compras Conjuntas; no Curso de Especialização em Acreditação para Estabelecimentos Assistenciais de Saúde; no curso de formação de Líderes; em pesquisa de satisfação dos clientes com os hospitais e laboratórios clínicos e de imagem; e está organizando outros eventos importantes sobre a governança da saúde em Londrina e Região.

Sobre o Sebrae/PR

Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a melhor opção para obter informações e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com seis regionais e 12 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento ao Empreendedor, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções, com foco em empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; educação empreendedora; startups; liderança; e ambiente de negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *